Silvana Oliveira conversou na manhã desta sexta-feira (13) no Conexão Sociedade com Silas Santos, que é coordenador geral do Mercado Iaô e comemora os 10 anos do Mercado Iaô
O Mercado Iaô, criado pela fábrica cultural em 2014, tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo criativo, especialmente na península de Itapagipe.
Ao longo dos anos, o evento se consolidou como um importante centro de arte e negócios criativos, atraindo milhares de pessoas todos os anos.
“Inclusive, o festival completa 10 anos e coincidentemente a gente está celebrando a mesma data que ele nasceu, então, a gente está trazendo o festival para celebrar justamente essa chancela de impacto social, de impacto econômico, cultural e de fomento à cultura e geração de renda que as edições do Mercado Iaô causa para a cidade, e a região da cidade baixa.” explica Silas Santos.
De 13 a 15 de dezembro, o Festival Mercado Iaô comemora uma década de apoio à economia criativa e ao empreendedorismo baiano.
O evento acontecerá na Fábrica Cultural, na Ribeira, e traz uma programação gratuita com encontros, painéis, feira e apresentações artísticas. A celebração destaca o impacto do Mercado Iaô no fomento aos pequenos e médios negócios da cidade.
“Todos os empreendimentos eles são criativos, porque eles fazem da cadeia da economia criativa, então, por estar dentro dessas cadeias nesses diversos nichos que são moda, artesanato, gastronomia, decoração, serviços de audiovisual e isso não inclui somente a oferta de produtos, mas também ofertas de serviços que as pessoas fazem, artistas independentes, grupos ou coletivos culturais, então, a gente entende esses empreendimentos como criativos porque vem a partir de uma criatividade, de uma inovação.” contou o coordenador do Mercado Iaô.
Programação:
13/12 (sexta-feira): Encontro “Organizações sociais e os impactos em seu território” (para convidados), jantar e pocket show de Mateus Aleluia.
14/12 (sábado): Painel “Empreendimentos criativos x oportunidades” (aberto ao público, gratuito) das 10h às 12h.
15/12 (domingo): Feira criativa e atrações culturais (10h às 22h).
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: