Tradicionais no fim do ano, os fogos de artifício podem causar muito incômodo para pessoas com autismo, por causa do barulho. É o caso da Yuri Melissa, de 44 anos, mãe de duas crianças autistas. Diagnosticada recentemente com o transtorno, Yuri diz que o barulho deixa as crianças estressadas.
Algumas pessoas autistas podem ter hipersensibilidade sensorial, por isso sofrem muito quando essa sensibilidade aguçada é auditiva. A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB do Distrito Federal, Flávia Amaral, diz que isso afeta também a família.
Por causa disso, a OAB-DF faz uma campanha contra os fogos com barulho, que lembra também dos animais de estimação. A vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Ana Paula Vasconcelos, pede conscientização.
Algumas dicas para quem tiver o animal em casa, é não deixá-lo preso a correntes, para evitar o risco de sufocamento, nem em lugares altos com janelas abertas; tomar medidas para ele não fugir; evitar deixar o pet sozinho e não brigar, afinal ele não tem culpa por sentir medo.
*Com informações da Rádio Agência