Nesta sexta-feira (24), o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou o Programa Bahia Sem Fome em evento realizado no auditório do Colégio Estadual Vila Canária, em Salvador. O programa visa atender cerca de 1,8 milhão de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio de diversas ações de inclusão social e transferência de renda.
Durante o evento, Jerônimo fez um apelo à sociedade para que colabore com as ações do programa. “Não chamem as pessoas que passam fome de ‘invisíveis’, porque todos sabem onde estão. Vamos buscá-las ativamente para incluí-las nos programas e vamos destinar uma verba para essa necessidade”, garantiu.
Durante o evento, o governador entregou simbolicamente cestas básicas a representantes de movimentos sociais, associações de quilombolas, povos indígenas, marisqueiras, moradores de rua, entre outros. Os alimentos doados foram arrecadados com servidores públicos de órgãos públicos e parceiros privados.
Como primeira ação do programa, o Governo do Estado fará uma mobilização permanente de arrecadação de alimentos nos órgãos estaduais, na sede das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, Conder, SineBahia e nos Núcleos de Educação (NTEs) espalhados por toda a Bahia.
Em seguida, será realizada busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nessa fase, haverá a atualização cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para uma série de programas de transferência de renda.
O objetivo é levantar, cadastrar e atualizar dados de todas as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional da Bahia. Os próximos passos do programa dependerão da aprovação de um projeto de lei enviado pelo Governo para ser apreciado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)