A Fundação Hemoba realiza, nesta quarta-feira (8), o lançamento da campanha especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em Salvador. A campanha ‘Mulheres inspiradores’ será lançada no Hemocentro Coordenador, no bairro de Brotas, a partir do meio-dia.
Além de homenagens às profissionais e pacientes da instituição e às doadoras, haverá uma apresentação do bloco afro Malê Debalê e esclarecimentos sobre dúvidas relacionadas a doação feminina, como temas relacionados à menstruação e à amamentação.
Na programação, também estão previstas massagem, maquiagem e distribuição de brindes para as candidatas à doação de sangue.
Segundo o Hemoba, no cadastro de medula óssea em 2022, foram contabilizadas 3.790 mulheres e 2.143 homens, uma diferença de 44%.
Há diferenças em alguns requisitos de doação de sangue entre homens e mulheres. A frequência máxima é de três doações de sangue anuais para a mulher e de quatro para o homem, com intervalo mínimo entre uma doação e outra de dois meses para o sexo masculino e de três meses para o feminino.
Além disso, as mulheres grávidas, no pós-parto (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana) e em amamentação (até 12 meses após o parto) não podem doar temporariamente.