Silvana Oliveira entrevistou no Conexão Sociedade desta sexta-feira(20) a cardiologista Dra. Adriana Taboada que trouxe dicas e cuidados para prevenir a hipertensão
A pressão alta, ou hipertensão arterial, é uma condição crônica em que a força do sangue contra as paredes das artérias é elevada, exigindo que o coração trabalhe mais para bombear sangue para o corpo.
Segundo o levantamento, o número de brasileiros com problemas de pressão alta foi recorde em 2023. Quase 28% dos brasileiros sofrem de hipertensão.
A Dra. Adriana Taboada traz luz sobre as definições da patologia, “O conceito mais atualizado de acordo com a última diretriz que foi publicada em 2020, é que pressão normal é até 12,9 por 8,4, então, a partir de 13 por 8,5 a gente já considera pré-hipertensão, e o diagnóstico de hipertensão realmente ele é realizado quando você tem níveis de pressão a partir de 14,9.” explica a cardiologista.
Os sintomas podem não existir, mas as consequências podem ser perigosas. “A gente não tem que sentir que está com pressão alta, a pressão alta você tem que medir. As vezes ele pode dar sim algum sintoma, tem pessoas que se queixam de um pouco de dor de cabeça, dor na nuca, um desconforto. Mas, a gente não tem que esperar a ocorrência de sintomas porque na maioria das vezes ela é assintomática.” alerta a Dra. Adriana Taboada.
Assista a entrevista na integra no canal da Rádio Sociedade da Bahia