Evento socioeducativo e cultural visa à prevenção do câncer de mama em animais de companhia e acontece no dia 19 de outubro das 8h às 12h na Av. Milton Santos, Ondina (Hospital de Medicina Veterinária da UFBA)
O câncer de mama é o tumor mais comum em fêmeas caninas, especialmente em raças não castradas. A incidência varia, mas pode ser entre 25% e 50% de todas as neoplasias em cadelas não castradas.
Nas gatas, o câncer de mama é menos comum, mas também pode ocorrer, especialmente em felinas não castradas. A taxa de ocorrência é mais elevada em gatos que não foram esterilizados antes de um ano de idade.
A 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia acontece em outubro de 2024 e conta com a participação de instituições públicas e privadas ligadas à Medicina Veterinária e ao Bem-Estar Animal.
O objetivo principal é proporcionar atendimento clínico gratuito para cadelas e gatas com tumores de mama, focando especialmente nas famílias de menor poder aquisitivo da comunidade soteropolitana. O “Outubro Rosa Pet Bahia” promoverá um encontro significativo entre animais de estimação, seus tutores e Médicos Veterinários, criando um espaço para a avaliação médica dos animais e para a conscientização dos tutores sobre os fatores de risco, a importância do TOQUE AMIGO, além da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em cadelas e gatas.
Em Salvador, o evento “Outubro Rosa Pet Bahia” será realizado no dia 19 de outubro de 2024, das 8h às 12h, no Hospital de Medicina Veterinária da UFBA, em Ondina.