O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta sexta-feira (24) que O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) na Região Metropolitana de Salvador (RMS) no mês de fevereiro ficou em 1,19%. O índice é considerado a prévia da inflação oficial do país.
Esse foi o segundo aumento seguido do índice, que havia sido de 0,60% em janeiro e 0,36% em dezembro do ano passado. Além disso, o IPCA-15 da RMS foi o mais alto para um fevereiro, desde 2016, quando havia ficado em 2,26%.
O resultado foi influenciado pelos aumentos nos preços médios de sete dos nove grupos de produtos e serviços que formam o índice. Com destaque para o “grupo educação”, que tiveram o maior aumento médio (6,26%).
Os grupos “habitação” e “transportes” também tiveram altas expressivas na prévia da RMS, sobretudo por conta das variações da energia elétrica (5,99%) e da gasolina (5,16%).
Por outro lado, os grupos “vestuário” e “artigos de residência” apresentaram deflação e evitaram um aumento ainda maior do IPCA-15 na RMS, especialmente por conta da variação dos índices de roupas (-0,56%) e dos móveis e utensílios (-0,91%).