O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o grau de perigo de baixa umidade para as cidades do oeste baiano de amarelo para laranja nesta terça-feira (6). A previsão é de umidade relativa do ar entre 20% e 12%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. Algumas das cidades em alerta incluem Correntina, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto, além da região do Vale São-Franciscano da Bahia. O aviso é válido até as 17h de hoje.
A orientação do Inmet é beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.
Além disso, há um alerta amarelo de vendaval para municípios do Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano, Centro Sul Baiano e Extremo Oeste Baiano, com ventos previstos entre 40 km/h e 60 km/h. Embora o risco seja baixo, existe a possibilidade de queda de galhos de árvores.