O governador Jerônimo Rodrigues (PT), informou em entrevista a Rádio Sociedade, que tem acompanhado os conflitos entre indígenas e produtores rural no sul do estado, e informou que o poder público está presente na região. De acordo ele, existe um grande investimento para que o conflito não se estenda.
“Não há ausência de força policial. Estamos lá, o coronel Paraíso, que coordena a região, tem feito isso com muito cuidado.” Disse Jerônimo.
O governador informou que enviou representantes para dialogar com ambos os lados, porém, o momento ainda não é propício para um encontro entre os indígenas, e os empresários do agronegocio. O governador diz não ter certeza se uma conversa entre as partes iria pacificar o conflito, e informou que existe algo a mais que está sendo estudado pela inteligência.
De acordo o governador, existem pessoas se passando por indígenas para criarem conflitos. “Tem sim! Tem gente aproveitando a oportunidade de uma pauta séria, que é o território indígena. Eu nunca me furtei disso. Pelo contrário, assumi meu lugar de descendente indígena. Mas não vou aceitar que nenhum lado crie tumulto e manche a imagem da Bahia”, declarou.
Jerônimo destacou que as mortes estão sendo investigadas, e que o governo federal está colaborando com a situação. O governador diz que a polícia militar não pode entrar em território indigena pois é área federal, porém, a boa relação com a Policia Ferederal e rodoviária, tem facilitado o trabalho em conjunto não só no extremo sul do estado, mas em outras regiões.