O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (18), que há uma predominância da violência no ambiente virtual e cobrou das famílias e da sociedade responsabilidade no processo de educação de crianças e adolescentes. O petista ressaltou ainda que as redes sociais devem ser responsabilizadas pelo conteúdo disseminado nas plataformas.
“Não é possível que eu possa pregar o ódio na rede digital, que possa ficar fazendo propaganda de arma, ensinando criança a atirar, é isso que vemos todo santo dia. A verdade é que uma criança de 6 anos, 9 anos, ela repercute na escola o que ela ouve dentro de casa”, disse.
A declaração foi dada durante uma reunião com os chefes dos Três Poderes, governadores e ministros sobre o combate aos ataques em escolas brasileiras. Lula afirma que tomar apenas medidas de segurança pública, como a instalação de câmeras e detectores de metal, não podem garantir a segurança das unidades.
“A família tem que ter a responsabilidade de ajudar (…) Sem a participação dos pais, a gente não recupera o sistema educacional. Vamos transformar as escolas em segurança máxima?”, questionou, criticadas a instalação dessas ferramentas nos colégios. “Seria patético as crianças sendo revistadas”, completou.