Um levantamento do portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que a maioria da população é a favor do retorno do horário de verão. A pesquisa, realizada com três mil pessoas, mostra que 54,9% dos entrevistados apoiam a mudança nos relógios ainda este ano.
Dentre os favoráveis, 41,8% se declararam totalmente a favor, enquanto 13,1% são parcialmente favoráveis. Por outro lado, 25,8% são totalmente contrários, 17% não têm opinião formada e 2,2% se mostraram parcialmente contrários.
As regiões onde o horário de verão era anteriormente adotado, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apresentaram os maiores índices de apoio. No Sudeste, 56,1% dos entrevistados são a favor da mudança, sendo 43,1% totalmente a favor e 13% parcialmente a favor. No Sul, o apoio é de 60,6%, com 52,3% totalmente favoráveis. Já no Centro-Oeste, 40,9% aprovam a mudança.
Posição do Governo
Na última semana, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou que a volta do horário de verão é uma possibilidade real, destacando a importância de aproveitar a luz natural para reduzir o consumo de energia elétrica. Ele reconheceu que a medida tem implicações não apenas energéticas, mas também econômicas, afetando diretamente a vida das pessoas.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.