Adelson Carvalho recebeu os oficiais Major Sílvio Rosário e Subtenente Lima Júnior na manhã desta segunda-feira (18) para abordar a atuação do Departamento de Promoção Social (DPS) no estado, além de divulgar o 3º Simpósio Nacional de Segurança Pública e Relações Raciais
Departamento de Promoção Social (DPS)
O Departamento de Promoção Social (DPS) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) é responsável por promover ações sociais que visam o bem-estar e a qualidade de vida dos policiais militares.
O Subtenente Lima Júnior fala sobre a importância do departamento integrado à Polícia Militar da Bahia, buscando a melhora da saúde psicológica dos agentes de toda a corporação.
“É uma preocupação do Comandante Geral, o nosso Comandante imediato, o Coronel Albuquerque, esse apoio psicológico ao policial que além de sair das operações, se envolvem em intervenções com resultado morte. Todo policial hoje, qualquer policial da tropa que se envolve com operação com resultado morte, ele é avaliado pelo nosso quadro, temos uma um quadro de psicólogos bastante atuante que cuida do policial militar, da ativa, da reserva e dos familiares.” assegura o subtenente.
“Temos também uma ronda psicossocial que vai em todas as unidades, antes do policial sair para o serviço para ver como o policial está psicologicamente, para depois ele ir para o serviço.” completou.
Ronda Omnira
Ronda Omnira visa mitigar o racismo religioso através de uma sólida campanha de conscientização sociorreligiosa e com a aplicação da lei aos infratores.
A PM buscou capacitar os policiais militares que atuarão na operação com o Curso de Capacitação para o Atendimento de Ocorrências Policiais Envolvendo Minorias Étnico-Raciais, para o pronto atendimento à comunidade religiosa baiana, enfatizando a maneira adequada na prestação da segurança aos terreiros de candomblé, casas de umbanda e demais religiões.
“Omnira é um termo iorubá que significa liberdade, a Ronda Omnira é também o primeiro serviço voltado para o combate à intolerância religiosa e pela proteção ao princípio da liberdade religiosa. Hoje é um serviço voltado para o enfrentamento ao racismo em suas diversas frentes, racismo religioso, racismo recreativo, também trabalhamos indiretamente no combate a violência da mulher negra na Bahia, estamos nas ruas todas as sextas, sábados e domingos, ajudando e garantindo a liberdade de crença de todos os baianos.” explicou o Major Rosário.
Afastamento de Policiais
Um tema abordado pelos Ouvintes Sociedade, de grande relevância, mas também um assunto delicado é o afastamento de policiais militares devido a problemas psicológicos relacionados ao exercício da função.
“Essa é uma atuação específica do departamento voltado para a salvaguarda para a integridade psíquica do nosso policial. Nossa atividade lida e enfrenta questões muito pesadas, né?! Que é a questão da violência, que é a questão da necessidade de proteção das pessoas, então, obviamente é uma atividade que trás algum revés. Então, o Departamento de Promoção Social (DPS), sobretudo através da Coordenação de Assistência Psicológica (CAP), mas também da equipe multidisciplinar, busca fazer esse trabalho de alinhamento dos nossos policiais em toda a Bahia.” ressaltou o Major Silvio Rosário.
3º Simpósio Nacional de Segurança Pública e Relações Raciais
A Polícia Militar da Bahia promoverá no instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o simpósio nacional de segurança pública e relações raciais, que chega à sua terceira edição. O evento, que ocorrerá das 8h às 18h, reunirá operadores de segurança pública, acadêmicos, sociedade civil organizada e demais interessados para debater temas essenciais sobre segurança pública e relações raciais.
Serão três dias de imersão com palestras, debates e experiências únicas voltadas ao fortalecimento de uma segurança pública antirracista.
O simpósio oferece uma oportunidade única para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, promovendo o diálogo e a reflexão sobre questões fundamentais para o fortalecimento da cidadania e da igualdade racial.
Programação
1º dia (27/11):
– Portões abertos: 07h00 – 07h50 – Recepção dos participantes;
– Abertura e palestra: 08h00 – 10h00 – “Desafios da implantação de políticas antirracistas na gestão pública”.
– Mesas de debate: dia 1 – matutino: 10h30 – 12h00:
Sala 1 – Mesa 1 – Tema: Políticas públicas antirracistas de segurança. (180 vagas).
Sala 2 – Mesa 2 – Tema: Captação de recursos para políticas públicas antirracistas. (60 vagas).
Sala 3 – Mesa 3 – Tema: Formação antirracista no âmbito do susp. (60 vagas).
– Intervalo para o almoço: 12h00 – 13h30
– Abertura do turno vespertino: 14h00
• Mensagem do Exmo. Sr. Comandante Geral da PMBA / Maior autoridade presente. (convites para: Ministra dos Direitos Humanos /Governador / Secretário da Senasp / SSP / SEPROMI / SJDH / CMT Geral)
– Palestra 14h30 – 16h00
Tema: Fundação Steve Biko – Contribuições da educação antirracista na formação do cidadão.
Palestrante: vereador Sílvio Humberto
– Intervalo: 16h30 – 16h30 – Coral da PMBA
– Mesas de debate: dia 1 – vespertino: 16h00 – 18h00:
Sala 1 – Mesa 4 – Tema: Aspectos raciais da política de guerra às drogas (180 vagas).
Sala 2 – Mesa 5 – Tema: Abordagem policial e racismo. (60 vagas).
Sala 3 – Mesa 6 – Tema: Comunicação, mídia e policiamento antirracista. (60 vagas).
2º dia (28/11):
– Portões abertos: 07h00.
– Palestra: das 08h às 09h30.
Tema: “Combate à violência contra a mulher na bahia”
– Intervalo: 09h30 – 10h30 – Apresentação do grupo de teatro da PMBA.
– Mesas de debate: dia 2 – Matutino: 10h30 – 12h00:
Sala 1 – Mesa 7 – Tema: Racismo religioso na Bahia: efeitos esperados das políticas públicas de segurança. (180 vagas).
Sala 2 – Mesa 8 – Tema: Reintegração de posse, demarcação de terras e segurança em territórios tradicionais. (60 vagas).
Sala 3 – Mesa 9 – Tema: Racismo espacial e segurança pública. (60 vagas).
– intervalo para o almoço: 12h00 – 13h30
– Palestra 14h00 – 15h30
Tema: aguarde.
Palestrante: aguarde
– Intervalo: 15h30 – 16h00 – a definir
– Mesas de debate: dia 2 – vespertino: 16h00 – 17h30:
Sala 1 – Mesa 10 – Tema: História, racismo e segurança pública (180 vagas)
Sala 2 – Mesa 11 – Tema: Efetivação da persecução penal nos crimes de racismo. (60 vagas).
Sala 3 – Mesa 12 – Tema: Influência das manifestações culturais identitárias na segurança pública. (60 vagas).
3º dia (29/11):
– Portões abertos: 07h00.
– Palestra: 08h às 09h30.
Tema: Segurança pública e a construção da identidade criminosa negra no brasil e suas consequências.
Palestrante: Deise Benedito
– Intervalo: 09h30 – 10h00
– Painel de boas práticas: 10h – 11h30.
– Premiação e homenagens: 11h30 – 12h00.
– Encerramento: 12h00
– Afroturismo em Salvador (opcional – R$40,00): 14h00 – 18h00.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: