A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informou nesta quinta-feira (23) que realizou um total de 1.565 abordagens a embarcações entre os dias 16 e 22 de fevereiro, período em que foi comemorado o Carnaval no estado.
A ação que contou com a participação de 300 militares e 36 embarcações, que efetuaram uma média de 200 abordagens por dia, resultou em 75 notificações e a realização de oito apreensões.
As áreas mais intensamente fiscalizadas na capital baiana foram: Barra/Porto da Barra, Praia da Ribeira e São Tomé de Paripe.
No interior, as localidades de Madre de Deus, Morro de São Paulo, Gamboa do Morro, Boipeba e Barra do Jacuípe estiveram sobre a constante vigilância dos militares.
No sul da Bahia, as ações de fiscalização foram coordenadas pelas Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e Porto Seguro (subordinadas à CPBA), que intensificaram a fiscalização em localidades de intensa atividade turística como Camamu, Itacaré, Arraial D’Ajuda, e Trancoso.
As infrações mais comuns detectadas pela fiscalização foram a falta de habilitação dos condutores, documentação da embarcação incompleta ou vencida, falta de material de salvatagem, desrespeito ao limite de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.
A operação teve como objetivo assegurar a salvaguarda da vida humana no mar e rios, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações. A ação está inserida no contexto da “Operação Verão” 2022/2023, que é realizada em todo o Brasil entre os meses de dezembro e março.