O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta quarta-feira (21), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc) que, na Bahia, 1 em cada 5 responsáveis por crianças atendidas em postos de saúde ficou insatisfeito com o serviço. O levantamento foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde.
A pesquisa foi aplicada para os responsáveis pela saúde das crianças, que tiveram ao menos um atendimento em Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde Familiar, onde foi atribuída uma nota ao serviço recebido nos 12 meses anteriores à entrevista.
O percentual de reprovação dos serviços na Bahia (21,3%) ficou acima do índice nacional (19,4%) e foi o 8º mais elevado entre todos os estados brasileiros. 517 mil responsáveis deram uma nota de 0 a 6 ao atendimento recebido em serviço de atenção primária à saúde no estado.
Porém, no estado, 45,9% dos responsáveis por crianças atendidas avaliaram os serviços de atenção primária à saúde com notas 9 e 10, ou seja, aprovaram e os recomendariam. Ainda segundo a pesquisa, mais da metade (50,6%) dos últimos atendimentos médicos a crianças no estado foram feitos em postos de saúde ou Unidades de Saúde da Família.