A apresentadora do Conexão Sociedade, Silvana Oliveira, recebeu na manhã desta terça-feira (8), a psicóloga Ísis Oliveira, para falar sobre como as pessoas podem lidar com as expectativas e frustrações
Após as eleições, a frustração e uma quebra de expectativa é um sentimento de muitas pessoas em todo o país, não só dos candidatos às respectivas vagas de prefeito ou vereador, mas também, os eleitores que não tiveram o esperado no último domingo(8).
A frustração pode causar traumas e alterar o funcionamento do cérebro, aumentando o risco de transtornos como depressão, ansiedade e estresse. Esse sentimento impede a liberdade emocional e expressar a frustração com intuito de superá-la é saudável, mas somente numa posição não irritável, não hostil.
A psicóloga Ísis Oliveira traz a sua definição sobre como a frustração se caracteriza, “A frustração é involuntária, todo mundo vai passar por situações em que se frustra porque a expectativa não foi de acordo com a realidade, então, vai ter essa sensação de que queria que fosse diferente, queria que fosse do jeito que imaginou, do jeito que estava no seu projeto. Então, quando não é, isso já dá um sentimento ruim, isso já dá um desgosto pela situação.” disse a psicóloga.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os níveis de frustração no Brasil cresceram significativamente após a pandemia, com um aumento de 25% nos casos de transtornos de ansiedade e depressão, muitas vezes associados a expectativas não atingidas, principalmente em áreas como carreira e educação.
Junto a frustração, outros sentimentos podem surgir e comumente são prejudiciais à saúde mental do ser humano. “Tem gente que se mobiliza mais pela irritação, pela raiva e aí quer descontar nas pessoas, não sabe lidar com a frustração, não tem a habilidade emocional para lidar com nenhuma expectativa frustrada. Pode vir às vezes o isolamento, se fechar, ficar triste, não querer conversar, desistir de outros planos.” alerta Ísis Oliveira.
Assista a entrevista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: