Na manhã desta quarta-feira (16), a apresentadora Silvana Oliveira, da Rádio Sociedade da Bahia, participou do Programa “Bom dia, Ministro”, cujo entrevistado foi o Ministro da Casa da Civil, Rui Costa.
Em entrevista, a apresentadora destacou que na Bahia ainda estão sendo contabilizados os prejuízos causados pelo apagão que ocorreu nesta terça-feira (15) e ressaltou que esse é um dos gargalos para o desenvolvimento do estado, uma energia de qualidade com preço bom , a logística e mobilidade urbana precária, Silvana questionou quais são os investimentos do Novo Pac para esses eixos.
Sobre o apagão, Rui Costa afirmou que já falou com o Ministro de Minas e Energia, e que estão determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas dessa interrupção súbita de energia elétrica. “Não há razão para este apagão, porque em geral, a gente que já viveu alguns apagões no Brasil, foram em períodos que tivemos geração de energia, reservatório de água estava em baixa, e você tinha mais demanda de energia do que oferta, o que levava ao colapso do sistema, não é o caso nesse momento, estamos com sobra de energia, os reservatórios estão todos cheios”, explicou o ministro.
Rui acrescentou que se tratou de uma falha técnica, e que espera o mais rápido possível dizer a sociedade o que aconteceu.
O ministro explicou que a Bahia receberá muitos investimentos. Citou a nova etapa do metrô, que fez parte do Pac 2 e que em breve estará em operação. Além disso, Rui afirmou saber da reclamação da população em relação a via Bahia, disse que a BR-116 está entre os contratos que ele já havia citado e que haverá uma renegociação de contrato, a partir da autorização do TCU, para que assim o investimento no local possa retornar. Também falou de outros projetos importantes na estrutura hídrica, em barragens e duplicação de rodovias, entre elas a BR- 101.