A Neoenergia Coelba informou, nesta quarta-feira (1º), que identificou e removem mais de 128 mil ligações irregulares em toda a Bahia durante o ano passado. No total, foram recuperados 385 milhões de quilowatt/hora de energia.
A quantidade de energia seria suficiente para abastecer os municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, juntos, durante um mês.
Em comparação com 2021, a quantidade de energia recuperada teve um aumento de 10%, sendo um novo recorde no estado.
“A distribuidora adquiriu drones e equipamentos que incrementaram o nosso poder de identificar, previamente, possíveis alvos com fraude. Realizamos, ainda, a substituição de 175 mil medidores, que ajudam a inibir a prática ilegal do furto de energia”, afirmou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Os responsáveis pelas unidades flagradas com a fraude, mesmo que não estivessem no local no momento da inspeção, responderão a um inquérito policial.
A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (https://servicos.neoenergiacoelba.com.br/Pages/index.aspx) na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.