Jéssica Smetak e João Kalil receberam o veterinário Dr. Marcelo Casais na manhã desta terça-feira (12) para contar sobre os cuidados com o câncer de próstata nos pets
As doenças da próstata são comuns em cães, especialmente em machos mais velhos, mas são raras em gatos. As doenças prostáticas em cães incluem hiperplasia prostática benigna (HPB), prostatite, cistos prostáticos e câncer de próstata. E o Dr. Marcelo Casais explica como pode ser diagnosticada essas patologias nos animais.
“A gente consegue detectar com exames, né?! É sempre bom, a gente está levando o animal para fazer check up. Então, quando a gente leva o animalzinho para fazer check up, para fazer ultrassom de abdômen principalmente, quando a gente faz ultrassom de abdômen no cão e no gato, a gente também avalia o testiculo, então, através da ultrassonografia a gente consegue ver a presença de cistos testiculares e alterações na próstata.” explica Casais.
Esses problemas podem levar a sintomas desconfortáveis e, em casos graves, podem comprometer a qualidade de vida do animal.
“Quando a gente tem alguma hiperplasia prostática, o aumento da prostata, a gente pode ver dificuldade no ato de urinar, no ato de defecar, as vezes as fezes saem em forma de fita porque a próstata consegue comprimir um pouco a parte do reto quando ela está afetada.” disse o veterinário.
A castração é a principal medida preventiva contra várias doenças da próstata em cães. Além de reduzir o risco de HPB e prostatite, a castração também reduz a probabilidade de cistos prostáticos e, possivelmente, de câncer de próstata.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: