Jéssica Smetak e João Kalil conversaram com a pediatra Dra. Dolores Fernandez nesta quarta-feira (13) que trouxe a conscientização para os cuidados dos nascimentos prematuros
O Novembro Roxo é uma campanha internacional que visa conscientizar e sensibilizar a população sobre a prematuridade e a importância de cuidar dos prematuros, ou seja, quem nasce antes das 37 semanas de gestação. Devido a proporção preocupante, o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17/11, reúne uma série de ações acerca dos desafios do tema.
A Dra. Dolores Fernandez explica que há uma série de fatores que podem ocasionar o nascimento de forma prematuro dos bebês, exaltando a importância de todo cuidado antes do nascimento da criança e de todos os fatores ambientais que podem interferir e causar um parto prematuro
“São várias causas, ela é multicausal, então, não é só do ponto de vista da atenção do serviço de saúde, por exemplo, pode ser relacionado a raça e etnia, então, a gente sabe que a população negra por várias razões por questões de educação, emocional, o estresse materno, atraso na descoberta da gravidez e entre outros fatores que podem levar à prematuridade no nascimento.”
O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de países com mais recém-nascidos pré-termo, isto é, que nascem fora do tempo previsto. Ao todo, são aproximadamente 302 mil registros anuais no país, o que equivale a seis partos prematuros a cada 10 minutos.
Uma das preocupações dos pais é que se o bebê nascer prematuro ele vai ter ou não uma vida normal, o medo de sequelas influenciarem no desenvolvimento da criança após um parto prematuro deixa os pais atentos aos sinais durante o crescimento da criança. A pediatra explica sobre as possibilidades de consequências da prematuridade.
“Depende de como ele foi assistido e depende que prematuro é esse, se for um prematuro extremo, ele pode ter muito mais sequelas do que uma que nasce acima de 34 semanas. É considerado prematuro abaixo de 37 semanas, prematuro extremo 28 semanas.” contou a Dra. Dolores Fernandez.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: