Em operações policiais realizadas nos últimos três dias em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), 93 suspeitos de integrar facções criminosas foram presos, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). As ações resultaram também na apreensão de cinco fuzis e 1,5 tonelada de drogas, incluindo maconha, cocaína e crack.
Em Candeias, cinco integrantes de uma facção foram capturados, suspeitos de envolvimento no abandono de corpos em Camaçari e Simões Filho. Dois dos presos usavam tornozeleiras eletrônicas após terem sido liberados do presídio em julho deste ano.
No bairro de Pernambués, em Salvador, sete criminosos foram detidos com fuzis, pistolas, coletes balísticos, munições e drogas. O grupo é acusado de envolvimento em homicídios e queimas de ônibus. Na madrugada deste domingo (20), mais um suspeito foi preso com um fuzil calibre 5,56.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou os resultados de 2024: “Já são 87 líderes de facções presos e 67 fuzis apreendidos. Continuaremos firmes no combate às organizações criminosas”.
A operação ainda resultou na apreensão de 1,5 tonelada de drogas em Salvador e Santo Antônio de Jesus (SAJ). Em SAJ, uma tonelada de entorpecentes foi encontrada enterrada em tonéis. Em Salvador, a Polícia Federal apreendeu 553 kg de cocaína, com indícios de que a droga seria enviada à Europa. Sete pessoas foram presas em flagrante.