O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou esta sexta-feira (17) um pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o uso das Forças Armadas no Rio Grande do Norte. Nos últimos dias, o estado tem sido alvo de violentos ataques de criminosos a prédios públicos, comércios e veículos.
O pedido foi feito após solicitação do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que argumentou o emprego das Forças Armadas com base no Artigo 142 da Constituição. O artigo prevê operações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A autorização para acionar as Forças Armadas é competência da Presidência da República.
“Reconheço o notável empenho das forças de segurança do estado e nacional neste momento, às quais se podem somar as Forças Armadas, a critério do presidente da República. O importante é garantir a paz no estado o mais rapidamente possível”, escreveu Pacheco em seu pedido.
Para tentar reforçar a segurança pública do estado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio de mais de 100 agentes da Força Nacional. Até agora, pelo menos 43 pessoas foram presas por suspeita de participação nos ataques criminosos, que foram praticados em 14 municípios desde o início da semana.