O instituto Real Time Big Data divulgou, nesta sexta-feira (2), uma pesquisa eleitoral indicando uma possível vitória do candidato à Prefeitura de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), com 64% dos votos válidos, seguido por Geraldo Júnior (MDB) com 28%. Já Kleber Rosa apresentou 6%, enquanto Giovani Damico e Eslane Paixão tiveram 1% cada.
Os votos válidos não contabilizam os nulos, brancos e aqueles que não sabem responder.
A pesquisa encomendada pelo site Bnews, foi realizada entre os dias 31 de julho e 1 de agosto e contou com a participação de mil pessoas em Salvador. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento tem um nível de confiabilidade de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-02746/2024.
O levantamento aponta ainda que, em um segundo turno, Bruno Reis venceria Geraldo Júnior com 53% contra 24%. Brancos e nulos somam 11% dos votos. Não sabem ou não responderam, 12%.
No cenário da pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, Bruno Reis lidera com 21% dos votos. Geraldo Júnior aparece na sequência, com 6%. O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que não é candidato, tem 4%, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que também não é postulante, tem 3%.
Nesse mesmo cenário, Kleber Rosa também obteve 3%. O ex-deputado federal João Roma (PL) e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) foram lembrados por 1% cada. Outros nomes somaram 4%. Brancos e nulos, 14%. Não sabem ou não responderam, 43%.