A Operação Terra Livre III foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), entre os dias 02 e 14 de maio,
no norte da Bahia. O objetivo da operação é a reduzir a produção e oferta de maconha na região.
A PF contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAER), da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga (CIPE-CAATINGA), da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Semi Árido (CIPE-SEMI ÁRIDO) e da 54º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
Durante a ação os agentes realizaram a prisão de cinco pessoas em flagrante e apreensão de duas armas de fogo. Desde janeiro de 2024 foram localizados e destruídos 19 roças, resultando na erradicação de cerca de 278 mil pés de maconha e na destruição de 17 mil mudas. As plantações foram encontradas em Abaré, Andorinha, Cabrobó/PE, Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, João Dourado, Sento Sé e Xique-Xique.
A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta da maconha no mercado consumidor. O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo.
A realização de operações consecutivas, resulta em uma contribuição significativa para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado da Bahia e outros estados da Região Nordeste, evitando a escalada da violência associada ao tráfico de drogas.