Durante o programa Conexão Sociedade desta quarta-feira (21), a apresentadora Jessica Smetak entrevistou o procurador-geral de justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), Pedro Maia, sobre o projeto PGJ Itinerante, que leva a estrutura da Procuradoria-Geral de Justiça para cidades do interior do estado.
O projeto, iniciado em 2024, tem como objetivo aproximar o MPBA da população, oferecendo serviços jurídicos e de cidadania, além de fortalecer a presença institucional em todo o território baiano. “O PGJ Itinerante leva nosso gabinete para o interior, promove alinhamento das atividades internas e abre diálogo com a sociedade, movimentos sociais e poder público local”, explicou Pedro Maia.
O itinerário do projeto já passou por Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Irecê e Barreiras, atendendo também regiões vizinhas. Para o segundo mandato, a caravana chegará ao extremo sul da Bahia, com sede ainda a ser definida, abrangendo cidades como Porto Seguro ou Anápolis, e seguirá depois para Paulo Afonso.
Além do atendimento institucional, o PGJ Itinerante oferece serviços diretos à população, como emissão de documentos, mediação de conflitos e apoio a vítimas de violência. “É um atendimento direto em saúde, educação, direitos humanos e meio ambiente. Firmamos mais de 300 termos de cooperação com municípios, levando soluções e políticas públicas que beneficiam o cidadão”, destacou o procurador.
O projeto também fortalece ações estratégicas como “Raízes da Cidadania”, “Município Seguro” e “Terra Protegida”, que promovem melhorias sociais, ambientais e de segurança, deixando um legado nas cidades visitadas.