Após denúncia de assédio sexual e moral contra um professor de filosofia, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu pela demissão do docente. A decisão foi anunciada na última segunda-feira (20) pelo gabinete da reitoria como parte do processo administrativo disciplinar.
Segundo o documento emitido pela instituição, os casos denunciados aconteceram em 2020. Duas alunas e uma funcionária são as denunciantes. As vítimas relataram que inicialmente tinham uma relação cordial com o profissional, até que ele passou a enviar mensagens com teor sexual. Uma das estudantes chegou a ser convidada para ir a casa dele.
O relatório final do processo, aberto em abril de 2022, considerou o professor culpado pelas denúncias de assédio. De acordo com o documento emitido pela universidade, a defesa do docente apresentou laudos que comprovam que ele foi diagnosticado com transtorno bipolar. O professor assumiu a autoria das mensagens, mas negou ter acariciado e dopado uma das alunas que foi até a sua casa.