O projeto Repense Reuse, da Humana Brasil, coleta mensalmente cerca de 30 toneladas de roupas e calçados de segunda mão nos 163 contêineres espalhados por Salvador e Região Metropolitana. Esses materiais são levados ao Centro de Armazenamento e Triagem em Lauro de Freitas, onde passam por um processo rigoroso de classificação e reaproveitamento. A gerente geral do projeto, Ivanir Matos, destaca que o aumento da conscientização sobre o descarte responsável impacta diretamente na geração de emprego e benefícios socioambientais.
A gerente geral do projeto, Ivanir Matos, destaca que o aumento da conscientização sobre o descarte responsável impacta diretamente na geração de emprego e benefícios socioambientais. “O aumento do nível de conscientização das pessoas em relação ao descarte responsável do têxtil nos nossos coletores vai elevar as demandas de trabalho do Repense Reuse, o que vai impactar de forma significativa nos benefícios socioambientais e na geração de emprego e renda”, afirma.
No Centro de Triagem, as peças coletadas são cuidadosamente categorizadas e, quando necessário, reformadas pela equipe de costureiras, muitas delas capacitadas pelos projetos sociais da Humana Brasil. Roupas com pequenas avarias são restauradas e enviadas para as lojas Humana, enquanto peças danificadas são transformadas em novos produtos, como bolsas e nécessaires. Com essa iniciativa, mais de 1.100 novas peças são criadas mensalmente, promovendo a moda sustentável e incentivando o consumo consciente.
O processo de triagem dos calçados também é minucioso, com a verificação da qualidade e reparos necessários, como colagem e substituição de palmilhas. Cerca de 1.000 unidades de calçados ganham nova vida a cada mês. Interessados em colaborar com o Repense Reuse podem depositar suas doações nos coletores distribuídos em diversos bairros de Salvador e em cidades da Região Metropolitana, contribuindo para a economia circular e o desenvolvimento sustentável.