A Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados encaminhou, na segunda-feira (9), uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a investigação de, pelo menos, seis integrantes do Congresso Nacional por envolvimento nos atos antidemocráticos realizados no domingo (8).
De acordo com o partido, a ação, enviada ao ministro Alexandre de Moraes, contém provas dos crimes de abolição violenta do Estado de Direito, Golpe de Estado e interrupção do processo eleitoral. Os congressistas denunciados pela bancada do PSOL são:
Senado
- Magno Malta (PL-ES)
Deputados Federais
- Ricardo Barros (PP-PR)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Silvia Waiãpi (PL-AP)
- José Medeiros (PL-MT)
- Coronel Tadeu (PL-SP)
Deputados Estaduais
- André Fernandes (PL-CE)
- Clarissa (PP-PE)
- Júnior Tércio (PP-PE)
- Sargento Rodrigues (PL-MG)
- Ana Compagnolo (PL-SC)
De acordo com o site Poder360, no documento, os congressistas do PSOL incluem prints de redes sociais dos citados em que eles divulgaram a realização dos atos em Brasília, chamando pessoas a participarem.
Também há registros nas redes dos atos de vandalismo realizados na Praça dos Três Poderes por extremistas. “Os deputados e deputadas bolsonaristas apoiaram em suas redes sociais as ações terroristas que aconteceram em Brasília”. reforça os deputados do partido.