A Polícia Militar realizou na quinta (21) a operação Força Total. A 36ª edição na Bahia, mas a 9ª em nível Nacional. Durante entrevista para o Balanço Geral da Rádio Sociedade da Bahia, o comandante geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho, comentou sobre as operações realizadas, não somente pela instituição militar, mas também aquelas em conjunto com outras forças de segurança.
Coutinho revela que a operação “serviu de modelo para o Brasil, que está fazendo a 9ª [edição]. Felizmente, como sempre, muito bem, com resultados muito positivos, com relação não só as prisões em flagrantes, mas sobretudo a retirada de armas de fogo ilegais das ruas”.
Presos na Gamboa
Em nota enviada pela SSP é informado que “durante uma ação conjunta com a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal e servidores de secretarias municipais, policiais militares do 18º BPM, da 2ª CIPM e da CIPT/Rondesp BTS apreenderam drogas, na manhã desta quinta-feira (21), na Av. Lafayete Coutinho.
Os policiais visualizaram um grupo de homens que ao perceber a presença dos militares, tentaram fugir. As equipes iniciaram as buscas, localizando um dos suspeitos. Com ele, foram encontrados 167 porções de maconha, 63 de cocaína, 152 de crack, 15 munições calibre 9mm, quatro rádios comunicadores com oito carregadores, duas balanças de precisão, um carregador de pistola e um caderno de anotações.
Todo material apreendido e o autor foram apresentados à Central de Flagrantes para a tomada das medidas cabíveis.”
Na entrevista, o comandante é questionado sobre as prisões da Gamboa e o quantitativo de prisões no Estado durante a 36ª edição da operação. Ele declara que “29 prisões em flagrante, além das conduções à delegacia”
“Quando estamos nas ruas, e a polícia militar está com todo o efetivo, a gente encontra geralmente o indivíduo na flagrância do delito, quem não quer polícia na rua é o bandido”
Operação conjunta: “Merry Christmas”
A operação “Merry Christmas” da Guarda Municipal, na comunidade da Gamboa, em Salvador, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), teve como objetivo o combate ao roubo de fios e cabos em diversos locais de Salvador.
Coronel Coutinho diz que “é um crime realizado geralmente por pessoas de rua, na sua maioria, as vezes até drogadito. A Pm é sempre acionada para atuar e a guarda municipal ela está fazendo isso também, de ter a responsabilidade da guarda de locais atingidos. Temos uma concepção de integração, a ideia é prevenir o crime, seja ele de qualquer natureza”.
A ação conta com o apoio de outros órgãos que atuam no combate do comércio ilegal de cabos de cobre, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Secretaria de Ordem Pública (Semop), Transalvador, Vigilância Sanitária, Coelba, Diretoria de Iluminação (Dsip), e Empresas de Telecomunicações.