O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou nesta sexta-feira (5) que o país vai investir 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões do Fundo Amazônia, dedicado à preservação da região. A medida foi anunciada em encontro do premiê com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Londres.
Sunak afirmou que a participação do Reino Unido no fundo é um reconhecimento do trabalho e liderança do presidente Lula na preservação ambiental. O chefe do executivo brasileiro está no país para a coroação do rei Charles III, que acontece no sábado (6), na Abadia de Westminster.
Segundo a Presidência da República, o Brasil é o quarto país que mais recebe recursos do International Climate Finance (ICF), principal programa britânico para financiamento de projetos ambientais, com recursos de 260 milhões de libras, cerca de R$ 1,4 bilhão.
Nas redes sociais, Lula afirmou que o teve “uma boa conversa” ao falar sobre as relações comerciais entre os dois países, a proteção do meio ambiente e a paz no mundo.
“Em Londres, me encontrei com o primeiro-ministro do Reino Unido Rishi Sunak. Tivemos uma boa conversa sobre nossas relações comerciais, proteção do meio ambiente e a paz no mundo”, escreveu.