Na manhã desta terça-feira (23), uma árvore caiu no bairro do Vale das Pedrinhas, em Salvador, sem deixar vítimas ou prejuízos materiais significativos. Segundo dados da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), abril foi marcado por 115 ocorrências na capital baiana, sendo 82 remoções de árvores caídas, três quedas de bambus e 30 remoções de galhos.
O secretário da pasta, Lázaro Jezler, ressaltou que, apesar da intensidade das ocorrências, o trabalho preventivo ajudou a minimizar os transtornos. Ele afirmou: “Tivemos queda de árvores e deslizamentos de terra, mas felizmente sem causar danos à população.”
Desde o final de 2023, a Prefeitura de Salvador, em parceria com a Neoenergia Coelba, intensificou as podas de árvores na cidade, antecipando-se a possíveis deslizamentos. O prefeito Bruno Reis destacou a mobilização: “A Coelba enviou 17 equipes para Salvador, e nós dobramos nossas equipes permanentes de podas. Somente em dezembro, realizamos mais de três mil podas.”
Apesar dos esforços, Reis reconheceu que, em alguns casos, árvores não resistem ao serviço de poda e aos fortes ventos, resultando em quedas. Ele enfatizou a importância da remoção e replantio, citando o exemplo recente no Campo Grande, onde uma árvore centenária caiu na semana passada.