A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e o Corpo de Bombeiros apresentaram nesta segunda-feira (16), no Centro de Operações e Inteligência (COI), o balanço das ações realizadas de janeiro a agosto de 2024. Em pouco mais de dois meses de operação, já foram combatidos 122 incêndios, realizadas 1.085 orientações preventivas e atendidos 59 municípios do estado. A operação conta com cinco bases ativas no interior: Vitória da Conquista, Juazeiro, Lençóis e Barreiras, segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
O comandante de operações dos bombeiros, Coronel Jadson Almeida, destacou que a Bahia se tornou referência nacional no combate a incêndios florestais. Com o apoio da SSP, o Corpo de Bombeiros já formou oito turmas em cursos de prevenção e combate a incêndios florestais, qualificando profissionais para atuar em outros estados com a mesma eficácia.
O Coronel também ressaltou que 95% dos incêndios florestais são causados por ações humanas, sejam intencionais ou por negligência, como queimar lixo ou pastagens em momentos inadequados. Ele enfatizou a importância da imprensa na divulgação de práticas preventivas para evitar novos incêndios.