Uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, suspendeu a reintegração de posse de uma fazenda ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST), em Itabela, no sul da Bahia.
A reintegração de posse estava prevista para essa quinta-feira (1), depois de uma determinação da Justiça no último dia 4 de maio. A suspensão foi determinada na última quarta-feira (31) pelo ministro do STF.
Nesta semana, as 530 famílias que ocupam a fazenda protestaram pelas ruas de Itabela contra a decisão. Os manifestantes não desocuparam as terras, onde estão desde fevereiro.
O MST afirma que a área de 800 hectares, que inclui as fazendas São Jorge e Triunfo, estava abandonada. No espaço, os integrantes do movimento fazem o plantio de hortaliças.
Os manifestantes pedem ainda pela “apuração dos indícios de irregularidades no registro do imóvel e a instauração de uma discriminatória de terras públicas, e também a avaliação do imóvel pelo Incra para desapropriação para fins de reforma agrária”.
O proprietário das terras alega que o espaço não está abandonado e é usado na criação de gado. Fazendeiros fizeram um ato nesta semana, bloqueando parte da BR-101.