A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nesta quinta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a taxa de desemprego no trimestre finalizado em janeiro atingiu 7,6%. Esse resultado representa a menor taxa para o período desde 2015 e também é inferior ao índice registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de 8,4%.
Ainda de acordo com o levantamento, a taxa de desemprego permaneceu estável em 7,6% em comparação com o trimestre anterior, encerrado em outubro. Essa estabilidade representa a terceira redução trimestral consecutiva. O número de pessoas desocupadas, isto é, aquelas que estão em busca de emprego, chegou a 8,3 milhões.
Já o número de trabalhadores ocupados no trimestre avaliado pelo IBGE atingiu a marca de 100,6 milhões, o que representa alta de 0,4% ante o trimestre encerrado em outubro de 2023, e de 2% em 12 meses. O rendimento real do trabalhador fechou janeiro em R$ 3.078, com uma alta de 3,8% em 12 meses.