Velho e Forte! Silvana Oliveira recebeu na manhã desta quarta-feira (30) a geriatra Dra. Lara Andrade, que alertou os ouvintes para a busca de hábitos para um envelhecimento saudável
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o envelhecimento saudável como o processo de desenvolver e manter a capacidade funcional que permite o bem-estar na velhice. Isso envolve ter as habilidades para atender às necessidades básicas, aprender, tomar decisões e participar de atividades significativas.
“Os estudos trazem que a genética contribui com 20%, 80% é o nosso estilo de vida, são as decisões que a gente toma ao longo da vida e do estilo de vida saudável, com exercícios, alimentação saudável, espiritualidade, cultivar laços sociais, então, tudo isso que vai influenciar para a gente ter um envelhecimento bem sucedido, porque não adianta a gente viver muito, se não for viver bem.” alerta Dra. Lara Andrade.
O alimento é o combustível do corpo humano, portanto, se você abastece o seu corpo com um combustível de procedência duvidosa, as consequências no funcionamento poderão ser notadas no decorrer do tempo, podendo ser mais evidente durante a velhice.
“A questão não é comer pouco, é a qualidade do que você vai nutrir o seu corpo, então, hoje em dia a gente tem muitos alimentos ultraprocessados e pouco naturais, e antigamente a gente tinha mais aquela alimentação sem agrotóxicos, então, isso influencia sim.” disse a geriatra.
O isolamento social e a solidão são preocupações importantes. Pesquisas mostram que idosos socialmente ativos tendem a ter melhor saúde física e mental, com menor risco de doenças cardíacas e declínio cognitivo.
“À medida que ela vai envelhecendo ela vai se isolando mais e a gente não tem muito essa cultura de ver os idosos na rua confraternizando com os amigos e isso impacta totalmente, porque se você vai se isolando, você não tem interação com outras pessoas, você vai ficando cada vez mais triste e isso influencia na sua saúde mental e também vai impactar negativamente na longevidade.” destaca Lara Andrade.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: