Uma pesquisa realizada pela Kantar Insights, divulgada no Brand Inclusion Index 2024, revelou dados alarmantes sobre a discriminação racial no Brasil. De acordo com o estudo, 61% dos negros e pardos afirmaram ter sido vítimas de discriminação no último ano. Os ambientes mais frequentes de agressão foram o local de trabalho (31%), espaços públicos (26%) e estabelecimentos comerciais (24%).
A pesquisa também revelou que, entre os participantes, 11% apontaram a cor da pele como fator principal para a discriminação, enquanto 10% citaram a etnia ou a raça como motivo do preconceito.
Além de mapear os locais de discriminação, o estudo analisou a percepção dos consumidores sobre a atuação das marcas em relação à diversidade e inclusão. Um dado relevante apontou que 86% dos negros entrevistados consideram importante que as empresas promovam práticas inclusivas, tanto em seus negócios como em ações sociais mais amplas.
Outro dado significativo do levantamento é que apenas 20% dos entrevistados se sentem representados de forma consistente na mídia, enquanto 69% afirmaram nunca se ver refletidos nos meios de comunicação.