O Brasil alcançou um marco histórico na segurança internacional com a eleição de Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal, para o cargo de secretário-geral da Interpol. Ele se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar essa posição, após 100 anos de existência da organização.
A eleição de Urquiza foi ratificada nesta terça-feira (5) pela Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow, na Escócia. A votação, realizada em junho de 2024 durante o Comitê Executivo da organização, elegeu o delegado da Polícia Federal com o apoio da maioria dos 196 membros da Interpol. Ele assumirá oficialmente a função no próximo dia 7 de novembro, sucedendo o alemão Jürgen Stock. O cargo de secretário-geral é o mais alto dentro da estrutura da Interpol, com mandato de cinco anos.
Atualmente diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, Urquiza tem uma trajetória profissional notável, com passagens em áreas estratégicas da corporação, como a Divisão de Cooperação Jurídica Internacional e a Diretoria de Crimes Organizados. Entre 2021 e 2024, ele foi vice-presidente da Interpol para as Américas, o que lhe conferiu ampla experiência em questões de segurança internacional.
Natural de São Luís (MA) e com 43 anos, Urquiza possui uma sólida formação acadêmica, que inclui pós-graduação e experiência na Academia Nacional do FBI.