A violência patrimonial é um assunto que muitas pessoas ainda não conhecem. Um caso que pode configurar este tipo de crime é quando o agressor utiliza dinheiro, documentos ou bens para controlar a vítima. No programa Conexão Sociedade desta segunda-feira (25), a advogada criminalista Rebecca Santos explicou o que deve ser feito nessas situações.
“É possível procurar apoio jurídico, policial, quando você sofre violência patrimonial. O primeiro passo que a gente falou aqui é identificar, pois nem sempre a identificação do que está acontecendo. Infelizmente quando há uma identificação é em um nível muito mais avançado”, explicou.
Ainda de acordo com Rebecca, a não valorização do serviço doméstico pode ser enquadrada como violência patrimonial. “O não salário também é uma forma [violência patrimonial]. A gente fala sobre mulheres ou homens que optam por não trabalhar e cuidar da casa. Este cuidar da casa também é um trabalho, que por mais que não haja um trabalho, uma CLT, uma carteira de trabalho assinada, existem gastos e existem e retornos”, completou.
Confira entrevista completa no canal do YouTube da Rádio Sociedade da Bahia.