Governador Jerônimo Rodrigues assinou em 24 de agosto o decreto que regulamenta a lei 14.564/2023, que institui a política estadual de agroecologia e produção orgânica
O Sociedade Urgente desta quinta-feira(12) com o apresentador Adelson Carvalho, conversou com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, que falou sobre Agroecologia.
De acordo com a lei, o objetivo é transformar o modelo de produção no estado, promovendo ações indutoras da transição agroecológica que respeitem o meio ambiente, valorizem os pequenos produtores e fortaleçam a produção orgânica. Para isso, prevê a criação de dois órgãos de gestão: a Comissão Interinstitucional de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO) e a Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (CEAPO).
Osni Cardoso explica que há várias formas de produção na Agroecologia, sendo a monocultura, que é voltada para a produção de um produto específico, o extrativismo, que consiste na retirada de bens da natureza e a agrofloresta, que mantém parte da floresta em pé e ela produz embaixo da floresta.
O secretário define e explica o objetivo da Agroecologia, “E o que é agroecologia? Aí é respeitando, é uma forma de produzir respeitando a natureza. Na natureza tem ser humano, tem os animais, tem as plantas, então você produz convivendo com esse circuito, você não precisa jogar para fora nenhum deles, você inclui todos dentro da sua produção. É um respeitando o outro.” disse Osni Cardoso.
O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia ainda destaca o investimento realizado no decreto, ”nós vamos ultrapassar a marca de 4 bilhões em quatro anos. Então perceba aí o volume de investimento. Aí por que está fazendo isso? Porque está dando certo isso. Justamente porque está dando certo.” conclui Cardoso.