A partir desta segunda-feira (27), mais 17 cidades da Bahia estão autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para iniciar o processo de implementação do sinal de internet 5G.
A autorização para o funcionamento foi dada na última quinta-feira (23), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi). As cidades baianas autorizadas foram:
- Camaçari
- Candeias
- Conceição do Jacuípe
- Coração de Maria
- Dias d’Ávila
- Itaparica
- Lauro de Freitas
- Madre de Deus
- Mata de São João
- Pojuca
- Santa Bárbara
- Santanópolis
- Santo Amaro
- São Francisco do Conde
- São Sebastião do Passé
- Simões Filho
- Vera Cruz
Além das cidades baianas, outros 330 municípios de 20 estados também receberam a autorização da Anatel para o início das transmissões. Apesar da autorização, na prática, isso não significa que as cidades já contarão com sinal de imediato.
Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa terão que solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios.
Além de maior velocidade, a internet 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, ajudando com a sustentabilidade.