A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) arrecadou mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis com a realização de um Brechó Solidário em prol do programa Bahia sem Fome. Uma primeira remessa da doação foi feita na quinta-feira (6), com a entrega para o Batalhão do Corpo de Bombeiros de 747 quilos de mais de mil itens diferentes, incluindo, entre outras coisas, pacotes de açúcar, café, arroz, floco de milho, macarrão, tapioca, farinha de mandioca e biscoito.
“A adesão ao brechó nos surpreendeu, ultrapassando todas as nossas expectativas”, comemora a coordenadora da plataforma Bahia. Estado Voluntário, Kátia Camillo. Responsável pela idealização e execução do projeto, Kátia conta que a intenção inicial era realizar três dias de bazar, no período de 30 de junho a 4 de julho. A procura pelos produtos, no entanto, foi tanta, que já no segundo dia de evento, as peças haviam se esgotado.
“Achei um barato a ideia porque ajuda a todos os lados: tanto quem precisa de alimento na mesa, quanto quem quer renovar o guarda-roupa com pouco dinheiro”, opinou a técnica administrativa Soraya Oliveira. Integrante da equipe da Diretoria de Gestão da Qualidade da Superintendência de Atendimento ao Cidadao (SAC), Soraya chegou ao bazar com três quilos de alimento não-perecível e saiu com dois vestidos, uma calça e a determinação de voltar no dia seguinte com peças de casa, para colaborar com o projeto.
A corrente de solidariedade da iniciativa começou com uma campanha que mobilizou as equipes da Saeb a doar roupas usadas, no período de 10 a 27 de junho. O engajamento permitiu a arrecadação de mais de mil peças, incluindo roupas, acessórios e utilidades para o lar. Na sequência, a organização se engajou num trabalho de triagem, organização e precificação das peças, com etiquetas valendo de 1kg a 3kg de alimentos não-perecíveis. Além das compras à vista, quem visitava o bazar – montado no terraço da Saeb – ainda tinha a opção de adquirir “fiado” e entregar os alimentos depois.
Programa Bahia Sem Fome – A iniciativa estadual de combate à fome foi iniciada em março deste ano e tem como escopo garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada e saudável. Mais informações podem ser obtidas através do site oficial do programa: https://bahiasemfome.ba.gov.br
Foto: Divulgação/Saeb