O início de 2025 pode ser diferente para quem é apreciador do azeite. O produto deve chegar as prateleiras dos supermercados com preço reduzido. A boa notícia vem por causa do aumento da produção de azeitonas na Europa. A seca que assolou o continente deixou efeitos devastadores ao cultivo da planta e consequentemente a produção do azeite.
O Azeite de Oliva ficou tão caro que a maioria dos mercados passou a colocar lacre nas garrafinhas, como forma de evitar furtos do produto. Em Salvador, uma garrafa com 250ml do Azeite de Oliva chega a custar entre R$20,00 e R$30,00, cada. A produção no Brasil é pequena, o país importa o produto com maior incidência da europeus: Portugal e Espanha. Essas duas nações correspondem a 44% e 14% dos importados.
De acordo com especialistas, a previsão é de crescimento da produção do azeite na bacia do Mediterrêneo. A União Europeia, está apostando na safra 23/24 e fica esperançosa, na expectativa, de aumento em torno de 25% da produção do azeite. Esse fator deve provocar a queda do preço do produto. Um exemplo dessa situação é que na Europa, no mês de novembro, precisamente na Espanha, as cotações do Azeite de Oliva caíram 20% em relação aos preços atuais.
Foto: Noel Tavares