A quinta morte causada pela dengue no estado foi confirmada nesta segunda-feira (26) pela Prefeitura de Feira de Santana à Rádio Sociedade da Bahia. O caso, que ocorreu na cidade, é o primeiro registrado como dengue hemorrágica em 2024. A gestão municipal está monitorando de perto a situação e já tomou medidas preventivas, incluindo um bloqueio epidemiológico na área onde a vítima residia.
Pela manhã, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte decorrente da doença. A vítima era residente de Ibiassucê, localizado no sudoeste do estado.
A Prefeitura de Feira de Santana estabeleceu um comitê dedicado ao combate da doença e organizou uma equipe especializada para treinar e atualizar todos os profissionais de saúde sobre o tratamento clínico adequado.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a morte pela doença sío será confirmada após a investigação da amostra pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen).
Sintomas e exame
As pessoas que tenham sintomas característicos da dengue, a exemplo de dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar e febre devem fazer o exame para diagnóstico da doença.
O exame é oferecido, de maneira gratuita, no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30. À tarde, de 13h30 às 16h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento.