A futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou nesta quinta-feira (22) que o presidente do bloco afro Olodum, João Jorge Rodrigues, será o presidente da Fundação Cultural Palmares no futuro governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
João Jorge substituirá Sérgio Camargo, que ocupou a presidência da fundação até março deste ano. “Anuncio João Jorge, presidente do bloco Olodum, para a presidência da Fundação Palmares. Ele vai resgatar a fundação que foi depredada fisicamente e internamente no último governo”, disse a futura ministra.
Margareth pontuou que a Fundação é uma conquista do povo afro-brasileiro. Além de presidente do Olodum, João Jorge é mestre em Direito pela Universidade de Brasília e é membro do conselho da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Recentemente, ele foi escolhido para integrar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil na condição de membro consultor.