Nesta sexta-feira (14), o governador Jerônimo Rodrigues dará início às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. A assinatura da ordem de serviço está marcada para as 9h, na Estação da Calçada, e marca o início do percurso de 36,4 km que contará com 34 paradas. Um dos destaques do projeto é a revitalização da histórica Estação Ferroviária da Calçada.
O edital para o VLT foi lançado em dezembro de 2023 pela Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), em colaboração com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Os três trechos incluídos no projeto são: Ilha de São João à Calçada, Paripe à Águas Claras, e Águas Claras à Piatã.
Embora ainda não tenha saído do papel, o governo estadual já investiu R$ 63 milhões no projeto do VLT. Dados disponíveis no Portal da Transparência revelam que esse montante foi distribuído entre três contratos: MPE Engenharia, o consórcio Consultor ER e a concessionária Metrogreen Skyrail, que anteriormente era responsável pela obra.
Desde a desativação dos trens do Subúrbio Ferroviário em fevereiro de 2021, os moradores e trabalhadores da região têm como única opção de transporte os ônibus, o que aumenta o tempo de deslocamento e os custos. Anteriormente, a tarifa dos trens era de apenas R$ 0,50, tornando-se uma alternativa econômica para muitos usuários.