O Governo Federal, por meio do Itamaraty, formalizou nesta quarta-feira (11), o pedido para que a cidade de Belém (PA) seja a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) a ser realizada em 2025. A informação foi confirmada pelo presidente Lula ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
“Parabenizo Helder pelos 407 anos que completa Belém e dando uma boa notícia: o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP 30. Eu tinha assumido o compromisso no Egito. Fiquei feliz quando nosso ministrou formalizou a cidade de Belém, quero que a gente esteja lá para uma bela COP”, disse Lula.
Durante a última COP, realizada no Egito em novembro do ano passado, o presidente havia afirmado, ainda antes de assumir, que pediria à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediasse a Conferência do Clima (COP) em 2025. Helder também participou do evento no ano passado.
Em vídeo, o governador paraense destacou a importância e a dimensão de trazer a discussão sobre questões climáticas para o Brasil. “Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo, encontrar soluções e agradeço o gesto do governo federal para com Belém, o Pará e a Amazônia”.