Neste sábado (25), a Hemoba celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue em reconhecimento aos voluntários que generosamente contribuem com a doação de sangue. Entre as atrações da programação estão apresentações musicais a partir das 9h na sede do órgão em Salvador, com o artista Anderson Luís (AL72), membro da banda Os Tios, e o Coral Alegria Vocal, sob a regência do maestro Matheus Steinhagen.
As unidades da Hemoba no interior do estado, como Barreiras, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Camaçari, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Juazeiro, Irecê, Brumado, Alagoinhas, Jacobina e Eunápolis, receberão o Sabadão Solidário, com grupos de doadores que realizaram agendamento previamente.
As atividades marcam o encerramento da Semana Nacional do Doador, cujo lema é “Solidariedade não tem preço”. Durante essa semana, diversas ações foram realizadas nas unidades da Hemoba em parceria com artistas, influenciadores digitais, empresas e instituições, com o propósito de expressar gratidão aos doadores e sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Rivânia Andrade, diretora de hemoterapia da fundação, destaca a relevância desse dia para o órgão. “É um dia importante para a Hemoba e todos os hemocentros do país, quando temos a oportunidade de agradecer aos voluntários pela doação de sangue, que durante o ano nos ajudam a salvar vidas. Os doadores de sangue são fundamentais para que a Hemoba cumpra a sua missão de atender a demanda por hemocomponentes das unidades hospitalares”, disse.
Em 2022, na Bahia, 157.480 candidatos à doação foram mobilizados. Neste ano, até outubro, a Fundação já recebeu 140.323 voluntários, refletindo um aumento de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população realiza doações de sangue de forma regular, um índice um pouco aquém dos 2% considerados ideais pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No entanto, está significativamente abaixo dos 3% a 5% observados em países europeus. A doação regular é crucial para atender às necessidades de situações de emergência, pacientes com diversas doenças hematológicas e câncer, além de ser vital para aqueles que passam por cirurgias eletivas de grande porte.