A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou nesta sexta-feira (23), o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2022, ano-base 2021. Segundo o levantamento, a nota média do setor, ponderada pelo número de beneficiários, foi de 0,8128, resultado 1,74% superior ao de 2020.
Esta é a melhor marca desde 2013, tanto no segmento médico-hospitalar quanto no odontológico. Para o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, a divulgação do desempenho do setor em 2021 reflete o período avaliado de forma transparente e permite o acesso a informações pela sociedade.
A diretora adjunta da Dides, Angélica Carvalho, disse que o uso do índice como instrumento de avaliação do desempenho do setor de saúde suplementar brasileiro “é uma estratégia com grande potencial indutor da melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelas operadoras de planos de saúde”.
O IDSS avalia anualmente e de forma compulsória todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar por meio de 33 indicadores, classificados em quatro dimensões, que abarcam todo o escopo da operação de uma operadora de plano de saúde privado, explica a ANS.