O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta terça-feira (14) um aviso de “grande perigo” por causa da baixa umidade, em mais de 180 cidades do interior nordestino, abrangendo a metade sul do Piauí, o interior baiano e o pernambucano. A umidade relativa do ar nessas regiões vai ficar abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde.
Além disso, nesta terça-feira, todos os noves estados nordestinos estão sob aviso de “perigo” por causa da baixa umidade.
A orientação é conhecida: é necessário beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol, assim como bebidas que facilitam a desidratação, como café e álcool.
Nesta tarde, Teresina será a capital nordestina com maior temperatura máxima, por volta de 40º. A máxima nas demais capitais da região, todas no litoral, devem permanecer entre 30º e 34º.
De acordo com o Inmet, os riscos relacionados à baixa umidade devem permanecer em todo o Nordeste, com exceção de uma estreita faixa litorânea e a porção oeste do Maranhão até, pelo menos até a próxima sexta-feira (17). Até lá, a umidade relativa do ar na maior parte da região não deve passar dos 30%.
*Com Informações da Rádio Agência