O INSS anunciou que vai implementar uma ferramenta de inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos enviados pelo Atestmed. A expectativa é que a medida seja adotada ainda neste mês de dezembro.
O Atestmed é um sistema automatizado para solicitação de benefício por incapacidade temporária. Através dele, o segurado pode submeter atestados pela internet e receber auxílio sem a necessidade de passar por uma perícia médica presencial. Nessas situações, toda a avaliação é realizada remotamente.
De acordo com o INSS, a ferramenta de inteligência artificial realizará a análise cruzada de bancos de dados para identificar possíveis irregularidades. Isso abrangerá a verificação da identificação dos médicos, status no Conselho de Medicina e a consistência na grafia dos profissionais de saúde.
Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a previsão é que a utilização dos sistemas automatizados diminua o tempo de espera para a concessão de benefícios, proporcionando uma maior segurança ao processo.
Segundo os dados mais recentes do Instituto, a atual avaliação aponta que mais de um milhão de indivíduos aguardam a análise de seus casos para a concessão de benefícios, incluindo o auxílio-doença.