A Polícia Federal, em conjunto com o GAECO/MPF e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, deflagrou na manhã desta terça feira (3) a Operação De Volta Para o Futuro, que visa desarticular grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários vinculados à Agência da Previdência Social em Itaberaba/BA.
As investigações iniciaram há cerca de seis meses, quando foi identificado que, através de duas servidoras lotadas na agência do INSS em Itaberaba, diversos benefícios previdenciários, e aposentadorias, urbanas e rurais eram concedidas sem qualquer comprovação documental.
As servidoras inseriam informações de vínculos trabalhistas falsos referentes a largos períodos do passado para justificar a autorização e liberação desses benefícios previdenciários e aposentadoria indevidos para terceiros. Dessa forma, além de gerarem os pagamentos mensais, também ocorriam pagamentos de altos valores retroativos.
Além das fraudes supracitadas, apurou-se também que uma das servidoras inseria no sistema ordens de pagamento indevidas, gerando a concessão de créditos de alto valor em duplicidade, referentes a períodos já anteriormente pagos.
A polícia constatou que diversos parentes e pessoas ligadas às servidoras públicas se beneficiavam do esquema atuando como intermediários realizando a indicação de pessoas que receberiam os benefícios fraudulentos, porém, boa parte dos valores pagos indevidamente pelo INSS aos beneficiários retornava às próprias servidoras e aos intermediários
“Segundo levantamento da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária, o valor já desviado seria superior a R$ 9 milhões. Já o prejuízo evitado (valores que seriam pagos caso não houvesse a desarticulação do grupo criminoso) está calculado em mais de R$ 24 milhões”, informa a PF.
As investigações ainda não foram concluídas e continuarão para identificar outros membros da organização criminosa. Até o momento estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva nos municípios de Itaberaba, Feira de Santana e Salvador.
Informações da Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia